saúde
da mulher

A prática integrativa traz uma perspectiva de olhar holístico para a totalidade do ser humano. E para a saúde da mulher, utiliza uma abordagem com propostas naturais, direcionadas para cada particularidade do corpo da mulher que passa por gestação, período menstrual, menopausa, e para as necessidades femininas de forma geral, bem como questões relacionadas ao emocional e saúde mental.

Problemas ginecológicos podem estar relacionados a maus hábitos alimentares e no estilo de vida. Questões ligadas à saúde mental e problemas emocionais também são grandes causadores desse tipo de problema.

Tudo no corpo está conectado, incluindo nosso cérebro e hormônios. A saúde do cérebro é necessária para a saúde hormonal, e o equilíbrio hormonal sustenta um cérebro saudável.

O objetivo quando trabalho com pacientes é sempre olhar para a doença do ponto de vista da resolução da causa raiz, e é por isso que gostaria de abordar um sintoma em particular que atormentam diversas mulheres. Esse sintoma é a baixa libido ou baixo desejo sexual. Pode ter diversas causas, como por exemplo desequilíbrios hormonais, hipotiroidismo, estresse alto, falta de horas de sono, má alimentação, dentre outras.

e a tpm?

Se você sofre de TPM e cólicas menstruais, não está sozinha. Se você está procurando remédios naturais para cólicas e TPM, novamente você não está sozinha. Na verdade, estima-se que 75% das mulheres tenham dores de cabeça, inchaço, dificuldade para dormir, alterações de humor, compulsão por doces, e outros sintomas da TPM — sintomas que são debilitantes e ameaçam os relacionamentos, não é verdade?

síndrome do ovário policístico (SOP)

é uma condição que pode se beneficiar muito com dieta e terapias de estilo de vida. Em primeiro lugar, não há cura para a SOP. Você pode colocar seus sintomas em remissão e gerenciá-los bem, mas, ainda, não temos uma cura para a SOP. Em segundo lugar, é importante reconhecer que a SOP pode se apresentar e se comportar de maneira diferente para cada indivíduo. O que é verdade para uma pessoa pode não ser verdade para outra. Muitas vezes, uma vez diagnosticado com SOP, as opções iniciais de tratamento incluem pílulas anticoncepcionais, metformina e talvez espironolactona. Embora tudo isso possa ser benéfico para algumas mulheres, eles geralmente não são suficientes no controle dos sintomas da SOP. Assim, uma abordagem funcional e integrativa complementar ajudará diversas mulheres com SOP.

perimenopausa

é o período entre os últimos anos reprodutivos da mulher e a menopausa. As menstruações começarão a se tornar irregulares, até que desapareçam completamente. Depois de um ano sem menstruar, a mulher é considerada na menopausa. Há um grande desequilíbrio hormonal nessa fase da vida. Estudos têm mostrado que as mulheres na perimenopausa e na menopausa experimentam uma redução na qualidade de vida relacionada à saúde, bem como maior comprometimento do trabalho. Muitas mulheres sofrem com sintomas de menopausa, sendo os mais comuns, ondas de calor, “calorão”, alterações no sono, baixa libido, unhas fracas, alterações no cabelo, secura vaginal, alterações de humor, depressão, problemas de cognição e memória, dentre outros. Importante lembrar que mulheres na menopausa possuem maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, osteoporose, e demência caso não sejam tratadas adequadamente.

Concluindo, com foco de ver e tratar a mulher de uma forma mais funcional e integrativa sugerimos principalmente mudanças na alimentação, estimular exercícios físicos, equilibrar os hormônios, manejar o estresse, equilibrar a saúde intestinal (principalmente se houver constipação), equilibrar a saúde mental, e suplementar com vitaminas, minerais, fitoterapia e nutracêuticos.