Alimentos Terapêuticos para um Cérebro Saudável


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Agora vamos entender melhor porque alguns alimentos merecem destaque quando falamos de alimentos terapêuticos e também porque inseri-los em sua rotina de alimentação. Pense nesses alimentos terapêuticos como combustível ou “medicamento” para o seu cérebro.

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1. Amêndoas:

Pesquisas, como Nurses’ Health Study (um estudo sobre 238.000 enfermeiras que já estão correndo desde 1976), revelou uma ligação entre consumo de amêndoas e redução da doença cardíaca, o que é importante para uma cérebro saudável. As amêndoas contêm substâncias químicas chamadas neurotransmissores que são vitais por memória e atenção. Elas são umas importante fonte de gorduras monoinsaturadas,cálcio, magnésio, e potássio, e são ricos em fitonutrientes e dois importantes anti-oxidantes, vitamina E e glutationa.

 

2, Mirtilos (e Açaí!)

As “berries”, particularmente o tipo azul escuro ou purpúreo, como mirtilos (blueberry) e amoras (blackberry), são uma excelente fonte de fibra e potentes antioxidantes que foram apontadas na melhora da memória e cognição. Seus poderosos antioxidantes podem melhorar o fluxo sanguíneo no seu cérebro, protegendo-o do dano dos radicais livres. Morangos (strawberry) também mostraram melhorias na memória e cognição, mas um problema deles atualmente é que são altos em agrotóxicos, o que nos leva a dar preferência aos orgânicos.

As “berries” são baixas em carboidratos e com baixo índice glicêmico.

 

3. Espinafre

Os vegetais de folhas verdes contêm muitos antioxidantes que ajudam a melhorar memória e cognição. O espinafre, em particular, também é rico em carotenoides e flavonóides que fornecem propriedades antioxidante, anti-inflamatórias e proteção  anticancerígena.

Enquanto ferver a maioria dos vegetais não é recomendado, é ideal ferver o espinafre por 1 minuto pelo menos. Assim reduzimos a perda de seu nutrientes e sabor, assim como reduzimos a concentração de ácido oxálico. Este mesmo ácido oxálico possui a tendência em se ligar no cálcio e assim reduzindo a biodisponibilidade desse nutriente.

 

4. Brócolis (e todos os vegetais crucíferos)

Os vegetais crucíferos  (da família Brassica) incluem brócolis ninja, brócolis comum, couve-flor, todos os tipos de repolho, couve de bruxelas, couve manteiga, couve crespa, acelga, acelga chinesa, rabanete, nabo, rúcula e folhas de mostarda.

Os brócolis e crucíferos contêm sulforafano, substância que ajuda a proteger o cérebro da inflamação excessiva, ajudando a acelerar produção de glutationa.

O brócolis contém uma quantidade surpreendente de proteína: 5 g por porção de 1 xícara! A pesquisa mostrou que o brócolis está associado a redução do risco de doenças cardíacas e muitos tipos de câncer, auxiliar na desintoxicação, estimular o sistema imunológico, diminuir o declínio cognitivo e agir como poderosos antioxidantes.

Comendo brócolis estamos nos anti-oxidando, e com uma maior probabilidade de viver mais.

 

5. Chá verde

Pesquisas mostram que além de ajudar a prevenir câncer e doenças cardíacas, o chá-verde oferece proteção para o desenvolvimento de Doença de Parkinson e outras doenças do cérebro. Os taninos e polifenois do chá ajuda manter uma glicose cerebral mais estável, além de melhorar na memória, cognição, e reduzir o estresse oxidativo no cérebro.

Dica.: Na maior parte do Brasil como é de clima quente, tente consumir o chá-verde gelado com limão e gengibre.

 

6. Abacate

O abacate é uma comida boa para o cérebro. Possui fontes saudáveis de gordura e potássio, assim como glutationa e vitamina E, ambos potentes anti-oxidantes. A gordura monoinsaturada presente nos abacates também aumenta a capacidade de nosso corpo em absorver fitonutrientes em outras frutas e vegetais que nos garante proteção.

Dica.: Podemos usar abacate em saladas, omeletes, guacamole, e temperar um hamburguer. Use sua critavidade.

 

 

7. Outros combustíveis para o cérebro:

Aqui está uma lista de outros alimentos que nosso cérebro adora:

  • Azeite de Oliva
  • Óleo de Coco
  • Romã ou Suco de Romã
  • Peixes Gordos (Ex.: Salmão, Atum)
  • Carne bovina (com alimentação de pasto, e de preferência orgânica)

 

 

 

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