6 substitutos naturais e saudáveis para o SAL.


Assim como tudo na vida, o consumo de sal em excesso é prejudicial para todos. Porém, devido a algumas doenças específicas, é necessário ter um maior controle em relação ao seu consumo, A principal dica para controlar o consumo de sal ou diminuí-lo na comida é apostar nos temperos naturais à base de ervas frescas e secas, além de algumas especiarias.

Ótimos substitutos do sal, as ervas naturais e especiarias, além de saudáveis e repletas de fitonutrientes benéficos à saúde, ainda dão um gostinho especial à receita. Nham!

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6 opções para substituir o sal.

Confira 6 opções de temperos saudáveis e suas propriedades nutricionais

CEBOLA – A cebola é um tempero essencial na maioria das receitas. Com sabor característico, fica ainda mais gostosa quando é refogada no azeite. Além disso, é rica em vitamina C, tem ação antioxidante e é anti-inflamatória. A cebola é um FODMAP, então pessoas com restrição a FODMAPS deve evitá-la.

ALHO – Assim como a cebola, o alho é um dos temperos mais conhecidos e queridos. É ele que dá aquele sabor a mais, seja refogado com uma verdura ou em um simples arroz. Também é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais. O alho também é um FODMAP, portanto teve ser evitado por pessoas com restrições.

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PIMENTA – Por mais que muita gente olhe para ela com cara feia, a pimenta faz muito bem à saúde. Quando usada da forma certa, não deixa a comida ardida e ainda dá um gostinho totalmente diferente e delicioso. Ainda possui capsaicina, composto com forte ação antioxidante. A pimenta é uma solanácea. Assim, em dietas com restrição a solanáceas deve-se evitar o seu consumo.

ORÉGANO – O orégano é muito utilizado em pizzas e molhos de macarrão, mas também é uma ótima opção para colocar em batatas e carnes.

LOURO – Além de ser ótimo para incluir na preparação do feijão, o louro é uma boa opção para molhos. Deixa um gostinho especial na comida e ainda ajuda a perfumá-la.

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ALECRIM – O alecrim tem leve sabor adocicado, mas não deixa a comida doce, ao contrário, tem um sabor bem marcante. Vai bem com peixes, carnes e frangos. Estudos mostram que o alecrim pode ajudar na função ocular, protegendo os olhos.

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