Como comer 5 kg por dia e perder peso?


Comida

Imagine comer 5 quilos de comida por dia e ficar magro e saudável?

Isso é exatamente o que os nossos caçadores ancestrais (pré-era da agricultura) comeram durante milênios sem obesidade ou doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, câncer ou demência. Atualmente, eu não aconselharia ninguém a comer 5 quilos de alimentos diariamente, pois a comida em nossa sociedade carece um grande ingrediente secreto que os nossos antepassados comeram em quase toda a sua comida – as fibras!

Você pode se perguntar como as fibras podem prevenir a obesidade  e todas as doenças crônicas do envelhecimento.   

É realmente muito simples. Elas diminuem a quantidade de alimento que entra em sua corrente sanguínea e aumentam a velocidade na qual o alimento sai do seu corpo, através do trato digestivo. As fibras ajudam a manter em equilíbrio o seu açúcar no sangue e colesterol, a eliminar toxinas do intestino e reduzem o apetite, tornando-se poderosas aliadas na perda de peso.

Obtemos as fibras especialmente das raízes, frutos, folhas e alimentos de origem vegetal. Os seres humanos precisam de fibra para se manterem saudáveis, bem como para fornecer nutrientes para a nossa flora bacteriana, que trabalha conosco para promover a saúde.

Como a fibra previne e trata as doenças?

A fibra pode reduzir o açúcar no sangue de forma tão eficaz quanto alguns medicamentos diabéticos, assim como promover a perda de peso.  Se você é diabético, adicionar fibras à sua dieta pode até significar uma redução na necessidade de insulina. Além disso,  é um ótimo remédio natural para a constipação e irregularidade.

Mas também é um herói de batalhas mais graves – que tem se mostrado capaz de reduzir o risco de câncer de cólon em até um terço e câncer de mama em quase 40%.

Um estudo  mostrou como o butirato, um tipo de ácido graxo de cadeia curta produzido por bactérias intestinais a partir de certos tipos de fibras, atua como um interruptor que liga o gene supressor de tumor p21 (um gene anti-câncer) e, essencialmente, desliga o câncer do cólon. Além disso, reduz o colesterol e o risco de doenças em até 40%.

Fibra insolúvel x fibra solúvel

Quando as pessoas pensam em fibras, elas pensam em farelos, farinhas e cereais.   Os farelos e cereais na maior parte se constituem em fibras insolúveis e não são digeridos.   Pense nisso como um esfregão para os seus intestinos.   É bom para regular o seu intestino, mas não faz o trabalho de fibra solúvel – que é o tipo encontrado em quase todos os outros alimentos vegetais.

As bactérias no seu intestino adoram e metabolizam a fibra solúvel a partir de frutas, legumes, feijões, nozes, sementes e grãos mais inteiros.

Isto leva a diminuir o colesterol, açúcar no sangue e insulina; prevenção do câncer; níveis hormonais mais equilibrados, removendo o excesso de estrógeno e reduzir o risco de câncer de mama; produção de vitaminas e minerais essenciais; produção de alimentos para as células do cólon; e muito mais.

Uma “superfibra” antiga

Antes de dizer como eu quero que você aumente sua ingestão de fibra, quero falar sobre algumas descobertas recentes de uma fonte de fibra antiga, que podem ajudar você a perder peso, diminuir o colesterol, reduzir o apetite e diminuir o açúcar no sangue de forma mais eficaz do que qualquer outra fibra.

Chama-se glucomanano (GM), uma fibra dietética solúvel, altamente fermentável e viscosa.   Ele é derivado da raiz do inhame elefante, também conhecido como konjac (Amorphophallus konjac ourivieri Amorphophallus), nativo da Ásia.

"Konjac". Foto: Wikimedia Commons

“Konjac”. Foto: Wikimedia Commons

O tubérculo konjac tem sido usado por séculos como um remédio herbal e fazer alimentos tradicionais, como geléia konjac, tofu e macarrão. Mais recentemente, farinha de konjac GM purificada tem sido utilizada como um estabilizador alimentar, agente de gelificação e suplemento. Ele pode absorver até 50 vezes o seu peso em água, tornando-se uma das fibras alimentares mais viscosas conhecidos.   

Em muitos estudos, as doses de 2 a 5 gramas por dia de GM foram bem toleradas e resultou em perda significativa de peso em pacientes de sobrepeso e obesos

Glucomannan funciona através da promoção de um sentimento de plenitude.  Em adição à redução de peso, na GM se observou em estudos seu bom efeito sobre a prisão de ventre, o colesterol, glicose no sangue, tensão arterial e a resistência a insulina.

Portanto, faça em esforço para se alimentar de mais fibras, não necessariamente em 5 quilos de alimentos por dia, mas sim por fazer as escolhas certas dos alimentos. Devemos tentar consumir diariamente entre 30 a 50 gramas por dia.

Como aumentar sua ingestão de fibra

Aqui estão algumas sugestões simples para o aumento de fibras na sua dieta:

  • Adicione 2 colheres de sopa de   sementes de linhaça moídas por dia em a sua comida. Pode-se utilizar um moedor de café, um até mesmo um liquidificador.   Moer 1/2 xícara de cada vez e mantenha em um frasco de vidro hermeticamente fechado na geladeira ou no freezer.  ?Consuma essa farinha de linhaça em saladas, omeletes, shakes, feijão, seja criativo. .
  • Coma feijão, caso possa tolerá-los  – é uma excelente fonte de fibras.
  • Aumentar bem o consumo de vegetais – são quase sem calorias, altos níveis de antioxidantes e fitonutrientes protetores, estes excelentes fontes de fibras devem ser consumidos diariamente em seu prato. 
  • Incluir algumas porções de frutas com baixo índice glicêmico em sua dieta (abacate e  as “berries” são os mais elevados em fibras e outros fitonutrientes protetores).
  • Inclua porções de amêndoas, nozes, pecans, avelãs, castanha dpo pará,   e sementes como abóbora, chia, gergelim, girassol  em sua dieta diária.
  • Comece devagar.   Mudar abruptamente para uma dieta rica em fibras pode causar gases e flatulência. Seu companheiro(a) irá reclamar. Aumentar lentamente até chegar a 50 gramas por dia.

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