Uma Reflexão sobre o Sal e Hipertensão (Pressão Arterial Elevada)


Uma Reflexão Sobre o Sal e Hipertensão

A recomendação de “comer menos sal” resulta da Pesquisa de Lewis Dahl na década de 1950, que decidiu alimentar ratos com 500 gramas de sódio por dia (quase 50 vezes o consumo médio) foi uma evidência viável para mostrar uma associação entre a ingestão de sódio e a hipertensão pressão alta.

Mas se isso não era enganoso o suficiente, ele mais tarde seguiu esta pesquisa com vários estudos identificando correlação entre populações com uma alta ingestão de sal média e pressão arterial elevada.

Um aumento na pressão arterial com uma redução na ingestão de sal! 

A razão pela qual há uma falta de associação, em primeiro lugar, é porque a pressão arterial elevada é um sintoma, não uma causa. Com a redução de sal pode não haver relação direta com doenças cardíacas, já que uma causa da hipertensão (e doenças cardíacas) está na obesidade, resistência à insulina e triglicérides elevados (Síndrome X), e não necessariamente ao excesso de sal!

  • Às 2 semanas – resistência à insulina (hiperinsulinemia)
  • Aos 2 meses – triglicérides elevados (hiperlipidemia)
  • Aos 6 meses – obesidade (gordura corporal alta)
  • Aos 12 meses – pressão arterial elevada (hipertensão)

Significado: redução de sódio pode baixar a pressão arterial a curto prazo, mas não faz NADA para os outros 3 problemas.

” Mesmo que uma dieta com baixo teor de sódio possa diminuir a pressão arterial da maioria das pessoas (pouco provável) e tanto a dieta como a mudança da pressão arterial poderia ser sustentado e não estabelecido. Isso por si só não justificaria a recomendação para reduzir a ingestão de sódio.” Alderman, 1997 BMJ

A parte perturbadora é que com a redução de sua ingestão de sal muito parece, na verdade, aumentar o risco cardiovascular: 

  • Aumentar os triglicérides e as partículas de colesterol LDL
  • Elevando o risco de resistência à insulina e diabetes tipo 2
  • Aumentar o risco de morte por ataque cardíaco ou derrame

Também conhecida como a razão pela qual você parou de comer sal, e a pressão arterial elevada!

Mais Sal = Menos Morte

Em um estudo NHANES 2 no American Journal of Medicine determinou que a ingestão de sódio de menos de 2400 mg (o que o FDA e AHA recomendam como uma ingestão diária) resulta em um risco 50% maior de doença cardíaca.

Realisticamente,  há um alimento que você também necessita abaixar caso tenha a pressão de sangue elevada. Estou falando sobre a redução na ingestão de carboidratos (açúcar), que consequentemente irá agir na Síndrome X ou Síndrome Metabólica ao:

  • Queimar gordura corporal
  • Reduzir os triglicérides
  • Melhorar a sensibilidade à insulina

E, em boa parte dos casos,  reduzir a pressão arterial

Sabe-se que baixos níveis de insulina nos fazem liberar sal, enquanto que a insulina alta (vinda de consumo de carboidratos em excesso) estimula o corpo a reter o sal.

Curiosamente, ao diminuir a ingestão de carboidratos, se pode diminuir a sua pressão arterial tão rapidamente que tem forçado alguns conselheiros de nutrição (eu incluído) para se inclinar para fazer sal uma exigência nesses casos. Especialmente para aqueles com um alto nível de atividade física.

Resumidamente:

Quando a ingestão de carboidratos é excessiva, o sal torna-se prejudicial. Quando a ingestão é restrita, o sal torna-se crítico.


Observação.:

  • Devemos ter em mente que o sal pode não ser a causa da pressão arterial. A causa sim pode ser os carboidratos, e o consumo de sal apenas piorar o quadro;
  • Em nenhum momento é recomendado o consumo excessivo de sal, seja em dieta baixa ou alta de carboidratos.
  • A ideia desse artigo é mostrar o foco na causa de alguma doença (no caso a pressão alta) possa estar no elemento causador errado ( sal x carboidratos);
  • Como abordagem funcional, o ideal é sempre olhar a pessoa como um todo, e não a doença especificamente. Olhar como um todo significa analisar o seu estilo de vida, alimentação, nível de estresse, perfil de trabalho, exposição a toxinas e medicações, qualidade do sono, relacionamentos, atividade física, a epigenética, dentre outros fatores. Doenças não possui somente um “elemento causador” das mesmas, e sim um conjunto de fatores. No caso da pressão alta, o sal e/ou carboidratos são apenas um desses fatores, ou seja, “a pontinha do iceberg”

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