Respiração é vida


A respiração é vital. Ela pode ser voluntária ou involuntária e pode afetar nosso estado de espírito. Respirar de maneira consciente pode levar a um profundo relaxamento, redução de dores e melhoria do estado mental.

A respiração abdominal, também chamada de respiração diafragmática melhora os níveis de oxigenação em seu corpo, além de fortalecer o diafragma. Muitos se sentem mais calmos e centrados, percebendo também uma redução nas emoções negativas. Uma vez que pode ser praticada a qualquer hora, em qualquer lugar, sem custo e tem sido associada a uma série de efeitos físicos positivos, por que não experimentá-la hoje?

“Respiração é vida, e se você respira bem, vai viver por muito tempo na terrra.”          — Provérbio Sânscrito

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Para começar

  • Sente-se ou deite-se confortavelmente, com os pés apoiados no chão. Coloque uma mão na parte superior do peito, e outra em seu abdômen logo abaixo de seu tórax. Sinta a respiração, e tome a consciência de quão profunda ou superficialmente você está respirando.
  • Respire fundo, sentindo o movimento do abdômen. O ideal é que sua mão superior se movimente pouco e a mão em cima do abdômen se movimente mais. Imagine uma sensação de calor enquanto sua respiração se move de sua boca, para baixo de sua garganta, em seus pulmões e seu diafragma se expande.
  • Segure a respiração,e conte até 4.
  • Expire devagar contando até 4.
  • Inspire lentamente contanto até 4, sentindo o calor de sua respiração e o movimento de seu abdômen. Tente manter seu toráx relativamente imóvel. Segura a respiração em 4, em seguida, expire lentamente, e repita.

Reflita

  • Pense em como seu corpo se sente diferente antes de praticar a respiração consciente abdominal. Seus ombros estão mais relaxados? Seus pensamentos estão diferentes?

Repita

  • Cinco minutos já um tempo bom para atingir sua saúde, diminuir a ansiedade e melhorar o estado mental. Embora tenha aprendido a prática sentado ou deitado, a qualquer momento você pode conscientemente respirar.
  • Não perca as oportunidades, seja numa fila de supermercado, aguardando o elevador, no trânsito, ou seja, use a criatividade.

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Ao ficar mais experiente na respiração abdominal, você pode tensionar mais seu abdômen na expiração e, assim, expelir o ar restante. Se deitado, você também pode colocar um livro em seu abdômen e levantá-lo conforme respira. Com o passar do tempo, você pode não precisar mais usar as mãos.

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