Que alimentos são fonte de “fibra dietética”?


Que alimentos são fonte de “fibra dietética”?

A fibra dietética vem das plantas. É a porção de uma planta que não é digerida pelas enzimas presentes no trato digestivo, mas que podem ser digeridos pela microflora que habita os intestinos. Os alimentos que contêm fibra dietética são frutas, verduras, legumes, nozes, sementes e grãos.

A quantidade e o tipo de fibra variam de acordo com cada planta. A fibra dietética pode ser classificada como fibra solúvel ou insolúvel, dependendo se a fibra é solúvel em água ou não. Como um exemplo, a porção interior de uma maçã contém fibra solúvel enquanto que a casca é feito de fibra insolúvel. A fibra solúvel pode contribuir para uma sensação de plenitude e ajudar a controlar o peso.

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Ela também ajuda a diminuir a absorção de açúcares e gorduras alimentares, ajudando assim a controlar os níveis de açúcar e gordura no sangue. As fibras solúveis também servem como uma fonte de alimento para os microrganismos benéficos que habitam o nosso trato digestivo.

Foto: Shutterstock

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Alguns exemplos de alimentos com fibras solúveis são:  frutas, legumes, farelo de aveia, feijão cozido, ervilhas e lentilhas. Já as fibras insolúveis dos alimentos de origem vegetal são úteis para mover restos de alimentos através do trato digestivo, assim como dar maior consistência às fezes. A fibra insolúvel é benéfica na prevenção da constipação, hemorroidas e divertículos. Alguns exemplos de fibras insolúveis são: farelo de trigo, cereais e grãos integrais,  algumas partes de legumes, frutas e vegetais.

Alimentos com boas fontes de fibras, em ordem decrescente, são:

  1. Feijão
  2. Ervilhas
  3. Lentilhas
  4. Alcachofra
  5. Sementes (linhaça, chia, abóbora, gergelim, girassol)
  6. Feijão branco
  7. Grão de bico
  8. Feijão de corda
  9. Soja
  10. Batata-doce, cozida
  11. Pera asiática
  12. Pera
  13. Bulgur
  14. Vegetais, mix
  15. Framboesas
  16. Amoras,
  17. Batata, com a pele
  18. Figos secos,
  19. Farelo de aveia
  20. Abóbora
  21. Espinafre
  22. Amêndoas
  23. Maçã, com pele
  24. Couve de bruxelas
  25. Banana (semi-verde/madura é melhor do que totalmente madura)
  26. Laranja

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